Existe uma crescente preocupação da sociedade em manter uma vida saudável, o que influencia o consumo de alimentos com baixo teor calórico. A Jandaia busca atenter as necessidades desse mercado consumidor. Segundo o IBGE, a classe C se firmou como uma classe consumidora e a classe média mudou seu comportamento, buscando produtos mais saudáveis e de maior praticidade.
A empresa planta a maior parte do caju utilizado na sua produção, gerando pelo menos 680 empregos diretos e atingindo uma mão-de-obra de até 1000 pessoas durante o período de colheita. A Jandaia é responsável ainda pela geração de outros 5 mil empregos indiretos, através dos compra da matéria-prima de pequena propriedades agrícolas, além dos vários representantes e distribuidores que trabalham com o produto em todo Brasil. Uma empresa do porte da Jandaia tem que possuir uma tecnologia de ponta para atender sua grande demanda, que abrange o Brasil inteiro, além dos países aos quais exporta.
O mercado brasileiro de sucos prontos tem muitas chances de crescimento, basta para isso uma rápida comparação com outros países. O consumo anual per capita é próximo de 2 litros. No México, por exemplo, é de 9 litros. Na Argentina, é de 5 litros. Nos Estados Unidos, é acima de 40 litros e na campeã Alemanha aproxima-se de 47 litros. Então, esse parâmetro de comparação somado ao tamanho da população brasileira, que é de 180 milhões de habitantes, são favoráveis ao País. Esse crescimente estimula também o aumento da concorrência. Dentre as grandes empresas que se embatem pelo mercado de sucos prontos, junto com a nacional Jandaia, estão as mexicanas Ades e a tradicional Del Valle Mais (comprada pela Coca-Cola Company, em 2007), a Santal da italiana Parmalat, além de muitas outras marcas emergentes.
Além de serem encontrados em todo o Brasil, os sucos Jandaia também estão presentes em pelo menos outros onze países do mundo, dentre os quais Estados Unidos, Canadá, Bélgica, França, Portugal, Holanda, Angola, Moçambique, Senegal, Togo e Cabo Verde. Em 18 meses, desde que se iniciou em 2007, o setor de exportação passou de 3% para 12% do faturamento da empresa cearense, comprovando a receptividade que seus produtos têm também no mercado externo. Entretanto, o dólar vem sofrendo uma forte queda a alguns meses, o que causou visíveis prejuízos a alguns exportadores brasileiros, dentre eles a Sucos do Brasil SA, dona da marca Jandaia. A empresa passou a enfrentar problemas, quando, em 2008, os juros subiram e as exportações caíram. Iniciou-se uma ciranda financeira que levou à dívida. Os credores da Jandaia são bancos, empresas de factoring, fornecedores e fundos de investimento. A empresa acumulou dívida de R$ 160 milhões, valor superior ao seu faturamento anual que, no ano de 2009, chegou a R$ 148 milhões.
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